9 - Vista de S. José de Bissau
In: Gravuras Portuguesas. 12ª Série-Volume I, [Guiné]
João Camacho Pereira; A. Teixeira da Mota [Prefácio], Vol. 1 - 12, 1974, 40 pags.

Objetivos

O Portal das Memórias de África e do Oriente, antigo portal da Memória de África®, tem como objetivo principal a criação de um catálogo que reúna as referências da memória dos conhecimentos em arquivos, centros de documentação, bibliotecas e ficheiros de instituições, individuais e organizações relacionadas com a temática do desenvolvimento e cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Lusofonia em geral, a criação de uma biblioteca digital para colocação on-line de obras raras ou únicas de difícil acesso com software que possibilite a pesquisa dentro dos textos e a preservação de arquivos também na forma digital.

O acesso é gratuito e via Internet de qualquer ponto do mundo por qualquer pessoa.

O catálogo possui referências bibliográficas recolhidas em acervos de Lisboa, Porto, Aveiro, Coimbra e Évora, dando uma dimensão nacional ao Projecto. Fizeram-se também avaliação de acervos noutros locais como Braga ou Vila Real mas não se recolheram referências nas instituições dessas cidades. Fora de Portugal o objectivo é recolher referências em todos os PALOP - tendo para isso feito já recolha em acervos em Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe - e noutros países onde a presença dos portugueses se fez sentir, como por exemplo, a Índia/Goa.

A colocação online e com livre acesso a esse universo de referências bibliográficas espalhadas pelo mundo pretende reconstruir parte da história comum dos diferentes povos e que muitas vezes não se encontram noutros locais.

O objectivo último deste projecto é, através do aproveitamento da informação existente, servir de base a projectos relacionados com esses países nos domínios da cooperação, da investigação e da iniciativa empresarial.

Redes Sociais

facebook logo

betist