Fachada do Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde
[2000]
Em Cabo Verde a "Memória de África", e no ano de 2000, ampliou o parque informático do Arquivo Histórico Nacional, deu formação sobre catalogação e indexação de registos bibliográficos e instalou e deu formação nas aplicações de informática que permitem a recolha desses mesmos registos.
Esta intervenção permitiu uma reestruturação da instituição, que embora possuísse já alguns acervos informatizados, estavam feitos com aplicações não normalizadas, o que dificultava a troca de registos entre instituições.
O Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde possui condições materias e humanas para fazer digitalização e preservação de fotografia. Encontra-se envolvido em projectos nacionais de digitalização de registos notariais e ainda de fotografia antiga. Com vista a uma possível colaboração relativamente ao cervo fotográfico, em 2007 foi dado pelo Projecto Memória de África e por um docente da Universidade de Aveiro uma acção de formação intitulada "digitalização e preservação de fotografia digital".